logo RCN
Notícia

Fim de maio com geada e chance de precipitação invernal no Sul

  • Climatempo -

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. A passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a Região. Mas desta vez, o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começa a ser sentida nesta segunda-feira e maio termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.

Precipitação invernal
A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas podemos ter também chuva congelada ou chuva congelante.

O infográfico explica a ocorrência de cada tipo de precipitação de inverno

No dia 31 de maio, terça-feira, a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões e até um pouco abaixo de 0°C, em pequenas áreas.  

Nesta situação, não se poderia descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite do dia 31 de maio de 2022.

Pouca chance de neve
A chance de nevar é baixa, não se compara às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno como chuva congelada.

Esta possibilidade de precipitação invernal está sendo considerada somente para regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e apenas para o dia 31 de maio

Chuvas deixam pelo menos 56 mortos no Grande Recife Anterior

Chuvas deixam pelo menos 56 mortos no Grande Recife

Avião com 22 pessoas desaparece no Nepal Próximo

Avião com 22 pessoas desaparece no Nepal

Deixe seu comentário